Como cadastrar processo com novo formulário padrão

 Tempo de leitura: 7 min.

 Benefícios do novo formulário para cadastro de processos padrão :

  • Explicação Detalhada dos Campos: Agora cada campo do formulário possui uma descrição mais clara e detalhada para facilitar o preenchimento.
  • Manuais Disponíveis: Adicionamos manuais que orientam o preenchimento do formulário, garantindo que você tenha todas as informações necessárias ao seu alcance.
  • Criação/Atualização de Interessados na Tela: Agora é possível criar interessados e/ou atualizar diretamente na tela do formulário, tornando o processo mais ágil e integrado.
  • Facilidade na Localização de Setores: Para quem encontrava dificuldades em localizar setores no campo interessado, fizemos ajustes para tornar essa busca mais fácil e intuitiva.

 Para cadastrar um processo ou documento no SOLAR BPM, siga as etapas abaixo:

1 – Acesse o SOLAR BPM – https://ribeiraopreto.solarbpm.softplan.com.br/portal/ e faça login utilizando seu usuário e senha. Seu usuário será o CPF sem pontuações e/ou traços.

2 – No menu lateral do sistema, selecione a opção no item ‘Cadastro de processo/Documento‘.

3 – Pesquise pelo assunto do documento ou processo que deseja protocolar e, em seguida, clique em ‘Cadastrar‘.

4 – No campo ‘Selecione o(s) tipo(s) de Interessado(s) da solicitação.’ informe o beneficiário/solicitante, utilizando o CPF de um munícipe, procurador, advogado, servidor da prefeitura ou o CNPJ de uma empresa.

5 – Preencha o campo ‘Unidade responsável‘  com o setor/unidade responsável por atender ou responder o conteúdo do documento protocolado.

Por exemplo: um ofício originado na Secretaria de Educação e destinado à Secretaria de Obras para manutenção em uma unidade escolar. Neste caso, o setor responsável é a Secretaria de Obras.

6 – Preencha o campo ‘Detalhamento do assunto‘ descrevendo, de forma resumida, o assunto que está sendo tratado neste protocolo.

Descrição: Precisamos contratar uma empresa especializada em informática para fornecer suporte técnico e manutenção para as aulas on-line nas unidades de ensino da região norte. Isso inclui a configuração de equipamentos, resolução de problemas técnicos e treinamento para o uso das plataformas de ensino remoto.

7 – Controle de acesso: Como padrão o sistema já traz a regra “Público”, onde quem terá acesso ao processo será os usuários das unidades por onde o processo tramitou. Você pode utilizar outras regras de “Controle de acesso” pré configuradas no sistema.

Informe o controle de acesso conforme necessário.

8 – Ao concluir, clique em “Cadastrar Solicitação” para gerar o número do processo.